As novas tecnologias relacionadas ao solo

As novas tecnologias relacionadas ao solo

 

A produção do milho, assim como para várias outras culturas, vem evoluindo cada vez mais. O aumento da tecnologia e conscientização dos produtores sobre o investimento nesta, tem aumentado significativamente a produtividade do milho. Destaque deve ser dado as tecnologias relacionadas ao solo. Muitos produtores têm percebido a importância de conhecer o solo, e buscar sua qualidade. Os impactos estão diretamente relacionados a produtividade da cultura e sustentabilidade do meio.

O manejo da adubação, tem sido um ponto crucial para a condução das lavouras. O custo elevado dos fertilizantes, a forma de aplicação, o momento e onde aplicar são questões que incomodam os produtores. Porém ao investir em tecnologias relacionadas ao solo, podemos minimizar estas preocupações. No solo existem partículas manométricas que ditam sua dinâmica, incluindo como, quanto e quando estes fertilizantes. 

Conhecer as partículas manométricas do solo, ou seja, sua tipologia de argila, pode orientar o produtor a decidir a forma de aplicação. As janelas de adubação podem ser curtas, e a tipologia de argila pode influenciar na reatividade destes fertilizantes. As metodologias para mapeamento destas argilas não são as convencionais para análise de solo. É necessário métodos específicos e experiencia para aplicar as relações causa efeito e garantir resultados satisfatórios. 

 

Que saber sobre a reatividade das argilas no solo? 

Previsão da adsorção de fósforo através do algoritmo de árvore de decisão sob diferentes condições topográficas em canaviais