Stand da lavoura e o solo

Stand da lavoura e o solo

O solo apresenta uma diversidade gigantesca. Muito se fala sobre diversidade de plantas, animais, mas e o solo? A terra que vivemos sobre, construímos nossas casas, plantamos e vivemos?

O solo também é diverso e dentro da sua fazenda, ao longo de um talhão pode existir diferentes tipos de solo que influenciam diretamente no stand da sua lavoura. A densidade de sementes, profundidade de plantio, espaçamento, cultivar, são algumas das características que sofre influência do tipo de solo. E amostrar o solo faz toda diferença.

A amostragem setorizada permite que se conheça a diversidade de solo. Convertendo esse conhecimento a todas as práticas de manejo da lavoura, inclusive aquelas que garantem o melhor stand da cultura.

O planejamento da lavoura sempre envolve vários temas, como: quando iniciar o plantio, qual densidade de semente utilizar, qual cultivar escolher, entre vários outros. Mas o que muitos produtores não lembram, é de pensar no solo, principalmente para o tipo de argila que o solo tem. Porém estas argilas ditam toda dinâmica do solo, e consequentemente, toda a dinâmica da sua lavoura.

Nem sempre a maior densidade de sementes, por exemplo, implicara na maior produtividade e lucratividade. É preciso cuidado e conhecimento para investir onde o retorno será mais seguro. As práticas agrícolas têm ganhado inúmeras modernidades com o avanço das pesquisas. Hoje já é possível você ter acesso ao mapa de argila da sua área e definir todas suas práticas de manejo com maior segurança.

O investimento em conhecimento sobre o solo tem aumentado cada dia mais. A amostragem setorizada, os mapas detalhados, o conhecimento da tipologia de argila, já é realidade para muitos produtores. Investir em conhecimento sempre é a melhor alternativa para evitar prejuízos. E podemos trazer essa realidade para o uso de insumos.

A demanda por novos insumos vem aumentando. Os valores excessivos para importação de adubos, as fontes concentradas em poucos locais do mundo, tem gerado a procura por fontes alternativas de adubação e correção do solo. Todavia é de extrema importância saber fazer a escolha correta.

É necessário conhecer o insumo e conhecer o solo, para uma escolha mais assertiva. E essa escolha irá influenciar diretamente nas decisões tomadas da implantação da cultura, até a colheita. A densidade de sementes é uma das práticas que a escolha correta do insumo pode influenciar.

Quer saber mais sobre a influência do solo na escolha de cultivares de cana-de-açúcar? Acesse o material abaixo:

Produtividade e qualidade da cana-de-açúcar utilizando a suscetibilidade magnética do solo.