Existe uma forma correta de planejar o uso de herbicidas?

Existe uma forma correta de planejar o uso de herbicidas?

Os herbicidas são alguns dos insumos mais utilizados na agricultura. Em muitas lavouras o planejamento de aplicação de herbicidas é realizado, antes mesmo do plantio. Mas você sabia que quando aplicados, estes podem sofrer reações químicas com as partículas do solo? E são estas reações que determinam a eficiência do herbicida herbicida e o seu potencial risco de contaminação ambiental?

Sim. Quando as moléculas dos herbicidas entram em contato com o solo, elas sofrem as chamadas reações de sorção e dessorção, que ditam quanto daquele produto será eficiente no controle de plantas invasoras e quanto dele será perdido se tornando um potencial agente poluidor da água e do solo.

O solo ao longo de uma única fazenda pode apresentar alta variabilidade especial. Ou seja, regiões com características diferentes entre si, quanto ao potencial de fertilidade, compactação, textura, tipo de argila. A variabilidade espacial das características químicas, físicas e mineralógicas do solo (seu tipo de argila) pode ocasionar diferentes potenciais de retenção de herbicidas, causando uma diferença na disponibilidade deste na solução do solo.  E o mapeamento destes atributos pode permitir o manejo mais eficiente de herbicidas.

Contudo a ciência e tecnologia vem trabalhando ao nosso favor. Existem duas propriedades do solo de fácil mensuração e que são cientificamente comprovadas como eficientes para identificar os solos com diferentes potenciais de retenção de herbicidas. A cor do solo e o magnetismo. Existem sensores portáteis destas propriedades, mas a cor é uma característica visual, e o magnetismo pode ser aferido a campo com um imã.

Conheça as manchas de solo de sua propriedade. Invista nas técnicas de mapeamento. E planeje seu manejo de herbicidas com maior eficiência de aproveitamento e com menor risco de contaminação do solo e da água.

Quer saber mais sobre as propriedades do solo e a sorção de herbicidas? Acesse:

Magnetismo e Cor na Identificação de Solos Com Diferentes Potenciais de Sorção de Imazaquim

Sorção do imazaquin em amostras de solos superficiais e subsuperficiais