Junho e julho no campo: secas e geadas, você está preparado?

Junho e julho no campo: secas e geadas, você está preparado?

A amostragem do solo setorizada, ou por zonas de manejo, auxilia a identificar inúmeras características que a amostragem composta não permite. Quando amostramos o solo por zonas, e mapeamos, conhecemos áreas mais semelhantes entre si, garantindo decisões mais assertivas. Por exemplo, a amostragem setorizada indica previamente solos com maior ou menor potencial de armazenamento de água e troca de calor. O tipo de irrigação escolhido, a lâmina de água, a frequência de irrigação, são alguns parâmetros que podem ser definidos com base na amostragem setorizada e os mapas da sua fazenda.

Vários fatores, como latitude, longitude, época, cobertura do solo, podem influenciar na intensidade de eventos climáticos extremos, como as secas ou geadas, afetam sua lavoura. Assim também é no solo, vários fatores influenciam no seu aquecimento, resfriamento e armazenamento de água. Dependendo do tipo de solo a capacidade de infiltração de água pode variar de 10 a 150 mm/h, e a velocidade com que ganha ou perde calor também será variável. E ter esse conhecimento te auxiliará a sofrer menos perdas quando ocorrerem esses eventos.

Os eventos climáticos extremos como secas, veranicos e geadas estão cada vez mais constantes e intensos e entender os efeitos e interações do El nino, La ninha e descendial do pacífico é um desafio complexo, mas diagnosticar o solo não. Tão importante quanto saber a quantidade de chuva que irá cair, a época da chuva ou a intensidade da frente fria, é igualmente importante ou até mais entender aptidão do solo para armazenar água e trocar calor.

O tipo de irrigação seja gotejo ou canhão, assim como a quantidade e frequência da laminina de água podem ter melhor performance quando diagnosticamos e mapeamos a aptidão natural do solo para infiltrar e armazenar água. Dependendo da tipologia de argila do solo a condutividade hidráulica, ou seja, a capacidade de infiltração de água no solo pode variar de 10 a 150 mm/h. Um mesmo solo com mesmo teor de argila pode ter uma grande amplitude de variação da tipologia de argila. Essa variação da tipologia de argila impacta na capacidade de armazenamento de água no solo, que pode variar de 30 até mais de 200 mm.

Além da resiliência hídrica, a resiliência térmica do solo também é impactada pela tipologia das argilas. Da mesma forma que o orvalho não cai ele se forma sobre a superfície das folhas, a geada também não cai ela se forma. Vários fatores influenciam na intensidade da geada, como: latitude, altitude, face de exposição, cobertura do solo e capacidade e troca de calor do solo. Dependendo da tipologia de argila o solo pode se aquecer ou se resfriar em uma taxa muito rápida. No caso de um resfriamento muito rápido ou troca de calor muito rápido, essa área pode ter uma maior intensidade de geada.

Quando conhecemos o solo, suas características e necessidades, podemos escolher fontes alternativas de insumo que melhorem seu potencial produtivo. Adequar a acidez para limites toleráveis ao desenvolvimento de raízes, disponibilizar nutrientes na quantidade e época adequadas, entre outros benefícios, garantem que a planta expresse seu potencial genético.

Você sabia existem fontes alternativas que podem alterar algumas características do solo para que a planta sofra menos com secas e geadas?

Planta saudável, resiste melhor a qualquer adversidade. Isto é fato. Comparando com o ser humano, uma pessoa com baixa imunidade, desnutrida, que não toma água, não dorme, estará mais predisposto a adoecer. E assim também são as plantas. Plantas que não tem disponibilidade de nutrientes, não tem água, não tem um ambiente favorável para o desenvolvimento de raiz ficarão mais susceptíveis aos ataques externos, inclusive secas e geadas.

Naturalmente o solo apresenta características específicas para armazenar e infiltrar água e ganhar ou perder calor. Atualmente existes fontes alternativas de insumos, como os argilominerais, que são capazes de alterar características do solo, como capacidade de armazenamento de água e troca de calor, que garantem a planta ambiente adequado que ela sobreviva quando ocorrem eventos climáticos extremos.

Quer saber mais sobre algumas características de seus solos? Acesse o material abaixo e veja o mapa de atributos do solo no estado de São Paulo.

Variabilidade espacial de óxidos de ferro em solos de arenito e basalto brasileiro

Variabilidade espacial em escala de paisagem da razão caulinita-gibbsita em solos tropicais detectada por espectroscopia de refletância difusa