Produtividade das culturas e o solo

Produtividade das culturas e o solo

Como a coleta de solo influencia a produtividade das culturas? Uma boa produtividade inicia no solo. A coleta de amostras setorizadas vai ditar várias práticas de manejo que ao final irão refletir direto no aumento da produtividade. A adoção de zonas de manejo, ou talhões com características homogêneas podem ainda setorizar a colheita dentro da fazenda. Para a colheita de café, por exemplo, podem ser identificados os talhões que produzem grãos de melhor qualidade e separá-los daqueles que produzem grãos inferiores. Isto afetará a qualidade da bebida e a comercialização da saca.

 

O manejo do solo, conforme a tipologia de argila, pode aumentar minha produtividade?  Conhecer o tipo de argila de cada solo terá impacto em cada etapa da cultura. E consequentemente os ganhos em produtividade virão. Dentro da mesma fazenda podem ocorrem tipos de argila diferentes. Enquanto em uma zona temos argilas que definem boas propriedades físicas ao solo, garantindo melhor infiltração de água, menor risco de compactação, em outra zona podemos ter uma argila que dificulta a infiltração de água no solo, por exemplo. Todas estas características influenciam nas práticas de adubação, de pulverização e na produtividade final, e na prática colheita. Conhecer a argila do solo pode indicar o melhor momento de colher ou não, quando em condições adversas do clima.

 

Como as fontes de insumos influenciam a produtividade? O uso de fontes alternativas de insumos garante inúmeros benefícios ao produtor: as fontes podem apresentar um menor valor quando comparadas aos adubos importados; podem contribuir com a melhora da física do solo, no caso de fontes ricas em matéria orgânica; e ainda permite um descarte adequado para insumos. Ao serem recomendados seguindo zonas de manejo específicos, estas fontes irão suprir as necessidades nutricionais da cultura e permitir que o produtor tenha um acréscimo da produtividade.