Dicas para preparo do solo

Dicas para preparo do solo

Para muitos produtores setembro e outubro são meses de tensão. Os dados de clima são verificados todos os dias, o planejamento está a todo vapor, compra de adubos, corretivos, preparo do solo, coleta de amostras e tantas outras demandas. Manter altas produtividades e rentabilidade reque atenção a todos os detalhes. Por isso separamos 6 dicas importantes sobre o preparo do solo.

1. A primeira e mais importante conheça o solo. Nenhum médico receita antibióticos sem exames. Sejam exames físicos, de sangue, imagens, análise dos sintomas. Siga o mesmo padrão com seu solo. Conheça o solo em detalhes, colete amostras nos locais estratégicos.

2. Mapeei todas as informações possíveis. A agricultura de precisão é uma realidade acessível a diversos produtores. Invista em conhecimento.

3. Mapeei a mineralogia do seu solo. Os minerais do solo, eram de difícil quantificação até pouco tempo. Poucos sabem a importância destas partículas de tamanho manométrico. Porém estas determinam toda a dinâmica do solo. Conhece-las é essencial para sucesso em qualquer prática agrícola.

4. Use todos estes mapas a seu favor. Invista em tecnologia, maquinário, cultivares. Escolha com base nas características específicas do seu solo. Não se baseei na safra anterior, ou na prática do vizinho. Você tem dados ricos, use-os a seu favor, e isto fará toda a diferença na sua produtividade e na conservação do seu solo.

5. Aposte em novos insumos. Quando se tem conhecimento de todas as características dos solos, é possível optar por novos tipos de insumos. Insumos que farão a correção da acidez, aumentarão os níveis de matéria orgânica, disponibilizarão mais nutrientes ou serão capazes de mudar a mineralogia do solo ao longo dos meses, só devem ser utilizados quando se conhece o solo.

6. Lembre-se do mais importante, o solo é um recurso finito. Para formar uma camada de 1 cm de solo são necessários cerca de 1000 anos. Perder o solo pera a degradação e erosão é perder um recurso natural não renovável. Nos vivemos sobre o solo, comemos, vestimos e calcamos o que ele produz. Mantê-lo é vital para nossa sobrevivência. Seja consciente.

Para conhecer mais sobre as práticas de manejo do solo acesse os links:

Manejo do solo de canaviais afetando os fluxos de CO2

Susceptibilidade magnética para a caracterização de áreas com diferentes potenciais de produção de cana-de-açúcar

Ferramentas Matemáticas, Suscetibilidade Magnética e Modelos de Paisagem Aplicados na Delimitação de Áreas de Manejo Específico