Junho e julho no campo: você sabe como se preparar para possíveis secas e geadas?

Junho e julho no campo: você sabe como se preparar para possíveis secas e geadas?

Se preparar para possíveis eventos climáticos pode não ser uma das tarefas mais fáceis no campo. Embora a tecnologia atual permita as previsões, os dados climáticos. Porteira adentro pode ser difícil driblar as adversidades. Latitude, longitude, época, cobertura do solo, podem influenciar na intensidade que eventos climáticos extremos, secas ou geadas, são alguns dos fatores que podem afetar sua lavoura. E o solo também pode ajudar nesse cenário.

Conhecer o solo, e todas as suas propriedades pode indicar previamente aqueles com maior ou menor potencial de armazenamento de água e troca de calor. Pode auxiliar nas tomadas de decisão para implantação de projetos de irrigação. Qual tipo de irrigação de escolher, frequência ou vazão. Existem solos que tem maior capacidade de infiltração e armazenamento de água, por exemplo. E nem sempre estas características podem ser facilmente visualizadas em campo.

Os mapas do tipo de argila do solo mostram com detalhe as potencialidades de cada região. E permitem as melhores tomadas de decisão de acordo com a necessidade. Estas práticas auxiliam a driblar os possíveis eventos climáticos extremos, e usar a água de forma mais consciente. Assim é possível adotar medidas de manejo e conservação do solo e água visando a manutenção das produtividades e a sustentabilidade do meio.

Quer saber mais sobre algumas características de seus solos? Acesse o material abaixo e veja o mapa de atributos do solo no estado de São Paulo.

Spatial variability of iron oxides in soils from Brazilian sandstone and basalt

Landscape-scale spatial variability of kaolinite-gibbsite ratio in tropical soils detected by diffuse reflectance spectroscopy